/// Notícias

São José dos Campos promove a 4ª Conferência Municipal de Cultura

A Conferência Municipal visa atender aos objetivos propostos pela 4ª Conferência Nacional, que será realizada no ano que vem. / Foto: Divulgação.

São José dos Campos promove a 4ª Conferência Municipal de Cultura


10.10.2023
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo está com credenciamento aberto para a participação na 4ª Conferência Municipal de Cultura, que acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro, na Casa do Idoso Norte, a partir das 17h. Poderão participar representantes do setor cultural e da sociedade civil em geral. As inscrições seguem até o dia 15 deste mês. Acesse o link para se cadastrar.

A Conferência Municipal visa atender aos objetivos propostos pela 4ª Conferência Nacional, que será realizada no ano que vem. Dividida em 6 eixos temáticos, a etapa nacional é precedida por conferências estaduais, distritais, municipais, livres, temáticas e encontros setoriais, com a nomeação de delegados. 

Essas etapas deverão debater o Documento Base e formular propostas a partir das demandas de cada eixo. São eles: Eixo 1- Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2: Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Eixo 3: Identidade, Patrimônio e Memória; Eixo 4: Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Eixo 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; Eixo 6: Direito às Artes e Linguagens Digitais. Para cada um desses eixos, haverá um profissional especializado para conduzir a temática. Veja, abaixo, o profissional responsável por cada um dos 6 eixos.

Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura
▪️Ivan Montanari
 
Mestre em Gestão de Políticas Públicas, pela USP (Universidade de São Paulo), especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona (Espanha). Foi secretário municipal de Cultura e Turismo (2016), e chefe da divisão de Cultura de Bragança Paulista (2014-2016), quando realizou a criação e implementação do Sistema Municipal de Cultura e seus instrumentos, como Conselho, Plano e Fundo de Cultura. Integrou diversas comissões de avaliação em editais municipais, como o dos Programas de Iniciação Artística - PIÁ - e Vocacional, ambos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Atualmente, é consultor na implementação de políticas como leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, além de educador nas áreas de políticas públicas e gestão cultural. Ministra formações na área da Cultura desde 2010.
 
Eixo 2 – Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social
▪️Aurora Oliveira

Produtora Cultural e assistente social, nascida e criada na Cohab II, em Itaquera, zona leste de São Paulo. Atuou na coordenação das casas de cultura da Secretaria Municipal de Cultura entre 2021 e 2022, antes disso realizou a coordenação da Casa de Cultura de Itaquera – Raul Seixas, de 2017 a 2021. O trabalho com a produção cultural foi iniciado em 2011, integrando a 3Treze Produções Artísticas, produtora que tinha como objetivo fomentar artistas periféricos e que possibilitou aproximação com os movimentos culturais da cidade. Desde 2017, na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, atuou na composição de comissões e formulação de editais visando fomento das diversas linguagens artísticas e a diversidade das expressões artísticas, mais especificamente voltadas ao público periférico da cidade. Participou da formulação e execução da programação cultural de diversos projetos e programas da Secretaria, incluindo a Virada Cultura, Circuito Municipal de Cultura, Praças da Cultura, Mês do Hip-Hop, Aldir Blanc, dentre outros. Realizou o monitoramento e implantação dos Planos de Metas Municipais. Na coordenação, realizou programação, infraestrutura, expansão orçamentária, implantação de políticas voltadas para primeira infância, programas e projetos no âmbito das Casas de Cultura, articulação com diversos setores internos e outras Secretarias para viabilização de ações para consolidação de políticas públicas de cultura, gestão de pessoas e estruturação para reimplantação dos conselhos gestores municipais. Atualmente, atua como especialista em Cultura no projeto Lado a Lado, realizando mentorias para profissionalização de iniciativas artísticas da zona leste de São Paulo, desenvolvido pela Produtora 3 Apitos.
 
Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória
▪️Marilia Bonas
 
Marilia Bonas é historiadora, especialista em museologia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Museologia Social pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, em Lisboa, atuando na área há 22 anos. Professora, pesquisadora, gestora cultural e curadora, foi diretora do Museu do Café, do Museu da Imigração e coordenou o Memorial da Resistência de São Paulo. Atualmente, é diretora técnica do Museu do Futebol e integra o Conselho Executivo do Comitê Internacional de Museus (ICOM). 

Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural
▪️ Helen Rose Santos

Mestranda em Estudos Culturais na USP (Universidade de São Paulo), graduada em História pela UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto/MG) e pesquisadora da área de Estudos Africanos, Gênero, Diversidade e Afroturismo. Tem experiência na gestão de projetos no terceiro setor, com destaque para o trabalho que desenvolveu no Vale do Jequitinhonha (norte de Minas Gerais), no programa Artesanato Solidário. Atualmente é diretora voluntária no Instituto Rebbú.

Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
▪️Ana Carla Fonseca
 
Administradora Pública pela FGV/SP, economista, mestre com louvor em Administração e doutora em Urbanismo (USP), onde defendeu a primeira tese no Brasil sobre cidades criativas e tem MBA pela Fundação Dom Cabral. Após uma carreira de 15 anos em multinacionais, sediada na América Latina, em Londres e Milão, fundou a Garimpo de Soluções, empresa pioneira em economia criativa, cultura, cidades e desenvolvimento, que já atuou em 266 cidades, de 34 países. Autora de livros de referência, incluindo o basilar "Marketing Cultural e Financiamento da Cultura", foi agraciada com o Prêmio Jabuti em Economia, por "Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável - o Caleidoscópio da cultura" (2007) e finalista em Urbanismo, por "Cidades Criativas" (2013) e Economia Criativa (2021), pela coordenação do primeiro plano regional de economia criativa do país. Ana Carla proferiu mais de 840 palestras, em cinco idiomas e desenvolveu dezenas de projetos de consultoria, curadoria, planos e assessorias em economia criativa, empreendedorismo e desenvolvimento regional, junto a 270+ empresas e instituições, como o BID e a ONU. Integrou por oito anos o pool global de peritos da Unesco e é conselheira da Virada Sustentável, da Preta Hub, do Instituto pelo Diálogo Intercultural e do comitê global da The Festival Academy (Bélgica), além de professora convidada no MBA em Inovações Sociais da Organização Mundial do Trabalho/Universidade de Turim. Responde, há 16 anos, pela direção de conteúdo da ExpoGestão, o mais renomado congresso corporativo do Sul. Venceu o Prêmio Claudia, em Negócios (2013), o Prêmio Governo do Estado de SP, em Economia Criativa (2021) e foi apontada pelo El País (2013) uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo.

Eixo 6 – Direito às Artes e Linguagens Digitais
▪️ André Fonseca 

André Fonseca é educador, consultor e pesquisador independente nas áreas de diversidade, comunicação e gestão cultural. Graduado em comunicação social pela ESPM-SP e pós-graduado em cooperação e gestão cultural internacional pela Universidade de Barcelona. Já realizou consultorias e atividades de formação para instituições e espaços como Senac, Sesc, Universidade Anhembi-Morumbi, Fundação Bienal, Sistema Estadual de Museus de São Paulo, Red Sudamericana de Danza, Biblioteca Mário de Andrade, Instituto Brincante, MIS - Museu da Imagem e do Som, Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo e Museu da Diversidade Sexual, além de diversas secretarias e fundações públicas de cultura. Foi ministrante da pós-graduação à distância do Senac Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (2014-2018); e orientador de projetos integrados do curso de pós-graduação Cultura, Educação e Relações Étnico-raciais do CELACC USP (2019).

Casa do Idoso Norte 
R. Carlos Belmiro dos Santos, 99 – Santana


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .